DIFERENÇA DE CARBOIDRATO SIMPLES E COMPLEXO

    A principal função do carboidrato é fornecer energia para o organismo. Com medo de engordar, as pessoas acabam retirando os carboidratos da dieta. Ao eliminar de vez os carboidratos prejudicamos nosso organismo, favorecendo o aparecimento de males como dor de cabeça, irritação, cansaço físico e mental, alteração no humor. Claro que é necessário ter atenção à quantidade ingerida, pois o carboidrato quando consumido em excesso armazena-se sob a forma de gorduras.

   Assim, para a preservação da saúde, os carboidratos devem estar presentes na dieta pela sua eficiência em fornecer a energia necessária aos processos metabólicos, responsáveis pela manutenção da saúde. Agora, veja a diferença entre os carboidratos;

Carboidratos simples

  Os carboidratos simples como mel, açúcares, balas, arroz branco, macarrão, pão branco, compotas, refrigerantes e biscoitos, são fontes de energia imediata. Eles são digeridos e absorvidos rapidamente fazendo com que se sinta fome logo após a refeição, e produzem um aumento da taxa de glicose no sangue.

Carboidratos complexos

   Os carboidratos complexos são digeridos lentamente pelo organismo, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. As vantagens são muitas, pois, por sua ingestão ser lenta, o organismo sente-se saciado por mais tempo. Eles são muito mais nutritivos, pois contém uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras. Este processo de digestão lenta proporciona um fornecimento constante de energia e limita a quantidade de açúcares convertida em gorduras por um bom tempo. Além disso, são importantes para auxiliar no emagrecimento e na pratica de atividade física. Fazem parte desse grupo arroz, macarrão e pão integrais, grão de bico, maçã, batata doce, sementes, vegetais e mandioca.



Mara Campos - CRN 11020