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VITAMINA C

Essa é uma vitamina que não é armazenada no organismo e, por esta razão, precisa estar presente na dieta diariamente.

A Vitamina C tem como componente o ácido ascórbico, e é importante para regular o funcionamento do organismo, protegê-lo de doenças infecciosas, manter e reparar o tecido conectivo, ossos, dentes e cartilagem.

Ela ajuda na cicatrização, melhora o sistema imunológico e tem ação antioxidante combatendo os radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular e cânceres. Além disso, fortalece as paredes dos capilares e artérias, ajuda na absorção do ferro encontrado em alimentos de origem vegetal, melhorando e prevenindo a anemia.

As principais fontes de vitamina C são frutas e hortaliças, tais como: laranja, acerola, limão, goiaba, morango, mexerica, tomate, espinafre e beterraba.

Sua deficiência no organismo pode provocar cansaço constante, má cicatrização e escorbuto.
É recomendada maior quantidade de vitamina C em caso de stress e infecções.

Esta vitamina é rapidamente destruída quando exposta ao ar e a luz, sendo assim, o seu consumo deve ser rápido. É sempre melhor consumir o suco natural da fruta do que refrigerantes ou sucos industrializados.

O que não podemos esquecer é que a fruta inteira e cortada na hora do consumo tem um valor nutricional maior.


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