UP Plan Vida Saudável Twiiter Facebook
  • Alimentação
  • Atividade Física
  • Dicas de Saúde
  • Receitas



Imprimir
Versão Word

ALIMENTAÇÃO NOTURNA

   Durante o sono, vários órgãos têm seu funcionamento alterado. Nosso metabolismo e o sistema digestivo ficam mais lentos, portanto, ao ingerirmos alimentos gordurosos como frituras, massas e doces, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura, atrapalhando a digestão e o sono.

   Além disso, escolhas inadequadas antes de dormir (como por exemplo, as ricas em cafeína, que estimulam o sistema nervoso central) podem atrapalhar o sono e se refletir no dia seguinte, resultando em sonolência, cansaço e até irritação.

   O mais indicado para uma refeição antes de dormir, é comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Após esse período, o processo digestivo estará completo e evitam-se complicações como sono agitado e pesadelos.

   O recomendado é realizar um jantar com opções mais leves, como sopas, saladas e até lanches naturais. Para o lanche, o melhor é prepará-lo com pão integral e incluir verduras, legumes e proteína, como atum ou peito de frango. Para completar, suco de fruta. Para saladas misture vegetais folhosos, como rúcula, alface, acrescente legumes cozidos no vapor e complete com uma porção de carne magra. Um copo de leite quentinho, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. O leite é rico em triptofano, substância que naturalmente induz ao sono, além de aumentar a quantidade de serotonina - neurotransmissor que, entre outras atribuições, funciona como sedativo no cérebro e, portanto, também colabora para uma noite de sono tranquila e relaxante.

   Além disso, ficar muitas horas sem comer pode trazer prejuízos para saúde. Quando ficamos muitas horas sem comer, o corpo entende que está acontecendo algo “anormal” e começa a reduzir o metabolismo armazenando nutrientes. Dessa maneira, não contribui para um emagrecimento saudável. Ficar muito tempo sem comer também pode causar problemas gástricos, como gastrite e úlceras. 

  Antes de dormir, evite consumir bebidas estimulantes como chocolate, café, chá preto ou mate e refrigerantes à base de coca. As bebidas alcoólicas, ao contrário do que se pensa, não propiciam o sono. Altas doses podem ser prejudiciais porque estimulam ainda mais o sistema nervoso.

Mara Campos - CRN 11020

Voltar
Dicas para Estabelecimentos

Dicas para Você

Sustentabilidade

Calendário Vida Saudável

MAIO 2019
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  




PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador Chef Especiais