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TENSÃO PRÉ MENSTRUAL (TPM)

   Tensão Pré- Menstrual a famosa TPM, é o nome dado a um conjunto de alterações físicas e emocionais que ocorrem nos dias que antecedem a menstruação. Os sintomas são, em geral, irritabilidade, nervosismo, instabilidade emocional e até depressão. É comum também dor de cabeça, sonolência, vontade de comer doces, cansaço, dificuldade de concentração,  edema e dores nos seios. O consumo regular de alguns alimentos pode ajudar a minimizar os sintomas da TPM.

     Alimentos que ajudam a melhorar a TPM

Leite, banana, nozes, salmão, sardinha, germe de trigo, milho, couve, brócolis, abacate, abacaxi,

semente de girassol, canela, cacau, feijão, lentilha.

Algumas orientações que aliviam os sintomas

-Reduzir o consumo de gordura saturada: carnes gordas, frios e embutidos.

-Reduzir o consumo de mel, açúcares, doces em geral, pães refinados;

-Diminuir o consumo de sal, molhos e temperos prontos, enlatados, conservas;

-Reduzir o consumo de café, refrigerantes à base de cola, chá preto e mate. Essas bebidas contêm cafeína que são muito excitantes e estimulantes, o que poderá aumentar o quadro de irritabilidade;

-Priorizar a hidratação, aumentando a ingestão de líquidos, objetivando a boa hidratação e a eliminação de toxinas.

-Fazer atividade física. O exercício pode ajudar a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor.

Mara Campos - CRN3 11020

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