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APROVEITE A CASCA, SEMENTES E FOLHAS DOS VEGETAIS E FRUTAS

    Muitas vezes descartamos grande parte dos vegetais e frutas, pois acreditamos que sua casca, semente e folhas não possuem utilidade. Este é um grande erro, pois é possível aproveitar estes elementos para criar novos temperos e dar às nossas receitas um sabor diferente, além de colaborar com a natureza reduzindo o desperdício de alimentos.

Conheça algumas dessas opções:

CASCA DE BATATA Utilizá-la frita como aperitivo. Rica em minerais e fibras, a casca também serve para fazer receitas de bolinho.
CASCA E FOLHAS DE CENOURA A cenoura, sem descascar pode servir como ingrediente de cozidos, saladas e tortas. A casca ainda pode ser assada ou frita e servida como aperitivo. É rica em ferro, vitamina C, vitamina A, betacaroteno e cálcio. Você pode aproveitá-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha. São extremamente parecidas em aspecto e sabor. Ainda servem para sopas, omeletes e suflês.
CASCA DE CHUCHU A casca de chuchu é rica em fibras, mas, por ser muito rígida, deve ser moída no liquidificar. Depois disso, pode ser utilizada em sopas ou cozida com feijão.
FOLHAS, TALOS E CASCA DE BETERRABA Fonte de vitaminas e minerais essas partes da beterraba são usadas no preparo de charutinhos recheados, guisado e em risoto de talos. A casca da beterraba pode ser assada ou frita e servida como aperitivo.
CASCA DE MELÃO Depois de cozida, a casca de melão pode ser utilizada em farofas e saladas. É rica em cálcio, fósforo e fibras.
CASCA DE MAMÃO A casca de mamão é importante fonte de betacaroteno e fibras; por isso, ajuda na digestão. Pode ser consumida pura ou em bolos, sucos e ensopados.
CASCA DE KIWI Pode ser consumida junto com a fruta. Sua propriedade laxativa pode ajudar as pessoas com problemas de prisão de ventre.
CASCA DE BANANA Rica em vitamina C e potássio pode ser utilizada no preparo de bolos, tortas, geléias, brigadeiro e farofa.
TALOS DE SALSINHA Podem ser aproveitados na hora de preparar temperos, pois contêm vitamina C, que facilita a absorção do ferro e melhora a imunidade, aumentando a resistência a doenças, além de cálcio e fósforo.
FOLHAS E TALOS DE COUVE-FLOR Sua folha é uma ótima fonte de vitamina C. Pode ser utilizada em recheios de tortas e panquecas, em sopas e bolinhos.
CASCA DE MARACUJÁ A casca é rica em fibras que ajudam no controle do colesterol elevado e no funcionamento intestinal.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DO COZIMENTO DOS VEGETAIS Para aproveitar todas as vitaminas e proteínas dos vegetais recém-cozidos, reutilize a água para preparar arroz, feijão, lentilha e macarrão.
CASCA DE ABACAXI Com a casca do abacaxi pode ser preparado sucos. A casca ainda pode ser utilizada para preparar farofa, é preciso triturar no liquidificar e misture com os outros nutrientes.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA BETERRABA Para aproveitar os nutrientes da beterraba, podemos além de cozinhar arroz e massa preparar gelatina da cor vermelha.
CASCA DA MANDIOQUINHA E NABO Pode ser assada ou frita e servida como aperitivo.
CASCA DE ABÓBORA E GOIABA Apresentam altos níveis de carotenóides. As cascas podem ser cozidas e utilizadas para fazer doces, compotas, sucos, vitaminas, bolos, geléias, sopas, bolinhos empadas, tortas.
SEMENTE DE ABOBORA Pode ser assada e servida como aperitivo.

 

Mara Campos - CRN3 11020

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